terça-feira, 21 de agosto de 2012

Uma "solução": O Partido Nazista

              Os problemas econômicos da Alemanha no início dos anos de 1920 acirraram os problemas sociais: desemprego, concentração de renda, empobrecimento da classe média e da classe dos trabalhadores. A jovem república alemã, conhecida como República de Weimar, enfrentava a reação da burguesia e das classes médias, que acusavam o governo de ser responsável pela derrota alemã e favorecer o movimento operário e socialista.
              A crise pós-guerra criou um terreno propício para o fortalecimento do nazismo, que subiu ao poder em 1933 com Hitler e encerrou a República de Weimar.
                  A doutrina nazista proclamava a superioridade da "raça ariana".
              Para os nazistas, as suas principais tarefas eram expandir a supremacia ariana e acabar com os principais inimigos da Alemanha: As potências que impuseram o Tratado de Versalhes ( que foi considerado algo humilhante pelos alemães) e os judeus, que eram acusados de conspirar contra os interesses alemães.                     O governo nazista culpava os judeus, os comunistas e o governo republicano e liberal de Weimar pela atual situação de crise da Alemanha.
             Empresas estavam fechando suas portas e o desemprego crescia. Diante da crise, grupos socialistas ganharam força. Do outro lado, o movimento nazista crescia com seus discursos nacionalistas e de rejeição ao Tratado de Versalhes. Para aumentar o apoio popular, os nazistas apresentavam propostas que beneficiavam os trabalhadores do campo e das cidades. Nacionalização dos trustes e participação dos trabalhadores nos lucros das empresas, anulação das dívidas dos agricultores, preços melhores.
               Em 1923, em Munique, um grupo de nazistas liderados por Hitler tentou dar um golpe de Estado, onde Hitler proclamou-se chefe de governo. O golpe foi reprimido e os rebeldes presos.
Na prisão, Hitler escreveu o Mein kampf, onde expôs as ideias racistas do nazismo, a defesa da expansão territorial alemã e a necessidade de criar um Estado totalitário para realizar as mudanças que fariam a Alemanha uma grande potência. Esse livro viria a se tornar o livro da Doutrina Nazista.
A popularidade do Partido Nazista vinha crescendo cada vez mais.Em julho de 1932, o Partido Nazista vence as eleições para o Parlamento Alemão. Mais tarde, Hitler é convidado para assumir o governo alemão.

                                                

                 Algum tempo depois, os nazistas colocaram fogo no prédio do Parlamento e colocaram a culpa do atentado nos comunistas. Esse foi apenas um pretexto para reprimir o grupo. Além do comunismo, todos os outros partidos(menos o Nazista) foram fechados e reprimidos.
                Enquanto reprimia toda a manifestação e oposição, os nazistas começaram a implantar diferentes políticas, visando o aumento de popularidade do partido. Elas se baseavam do Pangermanismo(O Estado alemão deveria convocar todos os alemães que moravam outros países e reuní-los em uma mesma nação para poder estender seu domínio sobre outros territórios) no Espaço Vital(Todos os povos considerados "inferiores" deveriam ser eliminados para que a "raça superior" pudesse viver adequadamente).
             Todas essas ideias eram uma combinação de belicismo(Tendência para guerra), nacionalismo e racismo e foram bem recebidas pela população que agora visava dominar o mundo.
                                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário