terça-feira, 21 de agosto de 2012

Segunda Guerra Mundial

          Os regimes autoritários:
         A crise econômica de 1929 atingiu todo o mundo capitalista e produziu uma divisão política na Europa. O liberalismo não parecia ser uma solução para a crise.
            Muitas pessoas denunciavam o capitalismo como o responsável pela crise começaram a pregar uma revolução socialista. Setores da classe média e a grande burguesia com medo de uma possível revolução, começaram a apoiar propostas autoritárias, com o objetivo de defender o capitalismo e recuperar valores nacionais.
         No início dos anos 1930, a Europa vivia um quadro de crise econômica, polarização política e ressentimentos gerados pelo desfecho da Primeira Guerra, principalmente entre a Alemanha (que saiu como a grande perdedora da guerra) e da Itália. Em muitos países, as propostas autoritárias e totalitárias venceram a revolução e o liberalismo.
         Totalitarismo e autoritarismosão regimes de governo que se caraterizam pelo abuso de autoridade no exercício do poder. Nele, a vida pessoal e as relações sociais, a imprensa, a cultura são diariamente e rigidamente controladas pelo Estado. O uso da força também era bem comum nos regimes autoritários, utilizada com pessoas que não concordavam com o regime, que eram consideradas inimigas nacionais.
    Alguns dos regimes autoritários existentes:
*Fascismo: Ocorreu na Itália. O líder foi Benito Mussolini.
 *Franquismo: Ocorreu na Espanha. O líder foi Francisco Franco.
 *Salazarismo: Ocorreu em Portugal. O líder foi Antônio de Oliveira Salazar.
*Nazismo: Ocorreu na Alemanha. O líder foi Adolf Hitler.

                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário