quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fases da guerra

           Guerra de movimento: Em 1914, a tendência principal foi dada pela ofensiva alemã na frente ocidental, com a penetração em território francês, e pelo avanço nos Balcãs, onde a presença turca foi essencial . Entretanto, em setembro a ameaça que pesava sobre Paris foi detida pela batalha do Marne, que levou à estabilização da frente ocidental. Par mar, a Alemanha foi bloqueada pelos Aliados e suas colônias ocupadas, ao mesmo tempo que os alemães iniciavam a campanha submarina, provocando enormes perdas dos Aliados. Na frente oriental, a ofensiva russa foi detida pelas vitórias alemãs nos Lagos Mazurinos e em Tannenberg.
            Guerra de trincheiras: Compreendendo os anos de 1915 e 1916, o período caraterizou-se na frente ocidental pela “guerra de trincheiras”. A Alemanha planejava, no começo da guerra, dominar a França, invadindo para isso a Bélgica. Porém, já bem próximo de Paris, os alemães encontraram a resistência das tropas francesas. A partir daí começou a guerra de trincheiras. As trincheiras consistiam em redes de valas cavadas no solo, onde os soldados tentavam se proteger dos tiros e dos bombardeios inimigos.
                O ano de 1915 foi marcado por gigantesca ofensiva alemã na frente ocidental visando eliminar a Rússia, antes de se voltar contra a França.
                Os exércitos russos começaram a se desagregar.
                Nesse mesmo ano, a Itália entrou na guerra a favor dos Aliados, em troca de promessas inglesas de participar da partilha das colônias alemãs na África, receber vantagens territoriais na Ásia Menor e uma posição dominante no Adriático: isto permitiu a abertura e nova frente. A Bulgária aderiu às Potências Centrais.
             A partir de 1916, o principal cenário da guerra foi a frente ocidental, onde se defrontavam franceses e alemães, destacando-se a batalha de Verdum, que paralisou a ofensiva germânica. Na Europa Oriental, a Entente realizou uma ofensiva que estimulou a entrada, ao lado dos Aliados, da Romênia, logo ocupada pelas Potências Centrais. 
 Soldados em trincheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário