domingo, 19 de agosto de 2012

Conferência de Paris e o Tratado de Versalhes


   Em janeiro de 1919, realizou-se a Conferência de Paris, com o objetivo de negociar as bases dos acordos de paz. Dela participaram 32 países. Entretanto, as discussões dos tratados aconteceram sob a liderança apenas dos estadistas da Grã-Bretanha, da França e dos Estados Unidos. Os países derrotados não participaram.
          O presidente Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, procuravam estabelecer 14 princípios para equilibrar as relações internacionais entre os países envolvidos. Propunha a formação da Sociedade ou  Liga das Nações, organismo encarregado de zelar pele paz mundial. Wilson defendia que a diplomacia internacional funcionasse de forma transparente e não mais por meio de acordos secretos. Previa, ainda, uma paz que preservasse os perdedores de ver seus territórios anexados e que os desobrigasse de pagar indenizações de guerra. "Uma paz sem anexações nem indenizações", esse era o lema os 14 pontos propostos pelo presidente Wilson. Veja abaixo quais eram esses pontos:
1) "acordos públicos, negociados publicamente", ou seja a abolição da diplomacia secreta;
2) liberdade dos mares;
3) eliminação das barriras econômicas entre as nações;
4) limitação dos armamentos nacionais "ao nível mínimo compatível com a segurança";
5) ajuste imparcial das pretensões coloniais, tendo em vista os interesses dos povos atingidos por elas;
6) evacuação da Rússia;
7) restauração da independência da Bélgica;
8) restituição da Alsácia e da Lorena à França;
9) reajustamento das fronteiras italianas, "seguindo linhas divisórias de nacionalidade claramente reconhecíveis";
10) desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria;
11) restauração da Romênia, da Sérvia e do Montenegro, com acesso ao mar para Sérvia;
12) desenvolvimento autônomo dos povos da Turquia, sendo os estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo "abertos permanentemente";
13) uma Polônia independente, "habitada por populações indiscutivelmente polonesas" e com acesso para o mar; e
14) uma Liga das Nações, órgão internacional que evitaria novos conflitos atuando como árbitro nas contendas entre os países.
              A Sociedade das Nações foi criada, e a conferência estabeleceu, também, que os tratados seriam negociados em separado com cada um dos países vencidos. Mas franceses e ingleses não aceitaram a proposta dos Estados Unidos de preservar os países perdedores, especialmente a Alemanha.
              Sobre a Alemanha  praticamente recaiu todo o ônus da guerra. Ela não teve escolha senão aceitar o que estava disposto no Tratado de Versalhes, assinado em junho de 1919. De acordo com o tratado, a Alemanha teria que devolver as ricas regiões mineradoras da Alsácia e Lorena para a França, pagar uma pesada indenização aos aliados e ceder seus territórios coloniais. A humilhação dos alemães alimentou o sentimento de revanche e o nacionalismo de seu povo, que levariam, vinte anos depois, a um novo conflito mundial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário