quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A invasão da Polônia: o início da guerra

            A invasão da Tchecoslováquia provocou a reação dos governos britânico e francês. Preocupados com o avanço de Hitler, os dois governos assinaram com a Polônia um acordo que lhe garantia todo o apoio possível no caso de uma invasão alemã.
            Hitler temia que a União Soviética se unisse a França e Grã-Bretanha, dificultando assim suas ambições expansionistas. Stalin, ditador soviético, acreditava que no caso de uma guerra teria ter que enfrente a Alemanha nazista e por isso preferiu aliar-se a Hitler, crendo que estaria evitando a destruição de seus pais.
            O resultado da aproximação entre Hitler e Stalin foi o Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, com isso Hitler e Stalin formavam uma aliança, dividiriam o território da Polônia após a conquista do mesmo e seriam aliados na possível guerra que estava prestes a começar.
            O passo seguinte de Hitler foi a invasão da Polônia que foi rapidamente conquistada na madrugada de 1º de setembro de 1939, os alemães utilizaram uma estratégia que ficou conhecida como blitzkrieg (guerra-relâmpago). Dois dias depois, Grã-Bretanha e França declararam guerra à Alemanha iniciando assim a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário